De 17 a 28 de junho de 2024, a Prefeitura Municipal de Aquiraz realizou uma série de oficinas comunitárias como parte da revisão do Plano Diretor Participativo de Aquiraz (PDPA). Esses eventos públicos foram organizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMAD), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), contando com o suporte técnico da empresa KL Engenharia.
A série de oficinas comunitárias foi composta por 10 eventos participativos, um em cada distrito e dois na sede do município, sendo um no centro e outro na Prainha, abrangendo todo o território municipal. O convite foi aberto a todos os moradores de áreas urbanas e rurais.
Na primeira semana, de 17 a 21 de junho, as oficinas ocorreram nas escolas municipais dos distritos: Justiniano de Serpa, Camará, João de Castro (localidade de Tapuio), Sede (Centro) e Patacas, no período da manhã. Na segunda semana, de 24 a 28 de junho, os eventos foram realizados nas escolas municipais dos distritos de Assis Teixeira (localidade de Jenipapeiro), Jacaúna, Caponga da Bernarda (localidade de Jenipapeiro), Tapera e Sede (Prainha), também pela manhã.
Dinâmica – Durante as oficinas, os participantes foram convidados a definir, em uma única palavra, algo positivo que remete ao seu distrito, respondendo à pergunta: “Por que você mora aqui?”. Após uma apresentação sobre os conceitos relacionados ao Plano Diretor, as etapas do processo e as formas de participação, os presentes foram incentivados a se manifestar de forma oral e/ou escrita, indicando em mapas e compartilhando experiências e vivências de suas localidades. Essas informações ajudam a orientar os técnicos responsáveis pelo desenvolvimento do plano. A dinâmica incluiu a formação de grupos para discutir temas relacionados aos princípios definidos para o planejamento urbanístico, como infraestrutura urbana, serviços essenciais, meio ambiente e atividades voltadas ao emprego e desenvolvimento socioeconômico, visando construir um diagnóstico da cidade sob a perspectiva dos cidadãos.
Serviço – Os interessados podem encontrar mais informações e enviar suas contribuições, a qualquer momento, pela página do PDP de Aquiraz e pelas redes sociais (@pdpaquiraz).